SALVADOR

 A cidade de Salvador, situada em uma península na Baia de Todos os Santos, é a capital do estado da Bahia, o berço da Nação brasileira, o local que originalmente sediou o Governo geral do Brasil colônia de Portugal e forjou uma rica cultura, onde há uma miscigenação de credos e raça única no país. Salvador é a mais bela cidade do Atlântico Sul. Tem uma posição privilegiada no mapa geográfico do Brasil, possui uma gente maravilhosa, hospitaleira e que tem uma enorme tradição de receber com todo carinho os visitantes.Salvador é uma cidade tipicamente tropical - localizada entre o Trópico de Capricórnio e a Linha do Equador comum a temperatura média de 25º C (76º F) e clima quente e úmido. Os contornos geográficos garantem à capital condições privilegiadas de insolação (média de 2.220 horas de exposição anual ao sol), enquanto uma suave brisa sopra constantemente.

A área física da cidade estrutura-se em forma de cunha, cuja ponta é o Forte de Santo Antônio ou Farol da Barra (entrada norte da Baía de Todos os Santos). Daí, estende-se em arco e acompanha o contorno interno da baía. Na face leste, é banhada pelas águas do Oceano Atlântico. A orla marítima de Salvador é o ingrediente mais marcante da cultura turística da cidade. São quilômetros de praias convidativas, onde o sol é personagem indispensável o ano todo. Além do prazer proporcionado pelas águas mornas,pelo calor, pelo sol e pelo visual deslumbrante que o mar da Bahia oferece,desfruta-se também das variedades de quitutes nas barracas que pontilham as areias, numa festa para os olhos e o paladar. O sol prazenteiro, o mar convidativo e a disposição das próprias pessoas para o bem-estar, não encontram paralelo em lugar melhor.Na praia de Ondina, a tranqüilidade é a tônica graças as piscinas naturais transformadas pelas pedras. Uma delas foi aumentada e transformada em divertimento para as crianças. Há trechos propícios para a prática do surf.

Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade conferido pela ONU, Salvador possui um rico acervo cultural e histórico, com muitas igrejas, museus, monumentos e o Pelourinho, totalmente reurbanizado e restaurado.

Passeios

Baía de Todos os Santos

A maior e uma das mais belas baías da costa brasileira, a Baía de Todos os Santos, encanta a todos que a visitam pelo grande número de ilhas tropicais, com praias e vegetação paradisíacas, e pela extrema riqueza histórica de seu cenário. já foi, nos séculos XVII e XVIII, o maior porto marítimo do hemisfério do sul. em seus 1.100 quilômetros quadrados, abriga 56 ilhas, recebe as águas doces de inúmeros rios e riachos, além de ter debruçada em seu entorno a primeira capital do Brasil e a maior do nordeste, Salvador da Bahia e mais dez municípios.

Centro Histórico

A área que constitui a Praça da Sé difere totalmente do seu aspecto original. Antigamente, compunha-se de três quarteirões de ruas estreitas, destacando-se a antiga Igreja da Sé, demolida em 1933. No conjunto atual há espaço para o resgate da memória, bem como de contemporânea proposta de área coletiva de cultura e lazer. Destacam-se no seu conjunto o Monumento da Cruz Caída, as Escavações da Ruína da Sé, Conjunto da Santa Casa de Misericórdia, Paço Arquioepiscopal, Monumento a Dom Pero Fernandes Sardinha, Monumento a Tomé de Souza e Plano
Inclinado Gonçalves. Antigo local reservado para festas religiosas. Nele estão presentes edificações de grande interesse, como a Catedral Basílica, Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Domingos, Antiga Faculdade de Medicina, Memorial da Medicina, Museu Afro-Brasileiro, Museu de Arqueologia e Etnologia, Centro de Estudos Baianos, Núcleo do Sertão, Igreja de São Francisco, o Paço Municipal e o Palácio Rio Branco.

Pelourinho

Em tempos distantes, a palavra "pelourinho" identificava o lugar dos engenhos reservados para castigar os escravos. O que é atualmente um local rico em costumes culturais, pólo musical e do artesanato baiano, também serviu para esta triste finalidade. Lá, os senhores de engenho castigavam publicamente os seus escravos, dando ao povo uma prova de poder. Entre os séculos XVI e XX, a aristocracia de Salvador era população que habitava o Pelourinho. Eram políticos, comerciantes abonados e integrantes do clero se concentravam ali. As importantes sedes do poder também tinham suas bases lá: Assembléia Legislativa, a sede do Governo do Estado, Câmara Municipal e a sede da Prefeitura. Atualmente continuam naquela localidade a Câmara Municipal e a Prefeitura da cidade.

Lagoa do Abaeté

Além da beleza natural da famosa lagoa, conta com completa infra- estrutura de estacionamento, lojas de artesanato, parques infantis, mirantes, restaurantes, bares, quiosques de acarajé e água de coco, praça de eventos e museus - a casa da música - com acervo de artistas baianos como Carlinhos Brown e Daniela Mercury.

Elevador Lacerda

Imponente e reconhecido como um dos ícones mais importantes do turismo de Salvador, o famoso Elevador Lacerda é muito mais do que uma ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Trata-se de um verdadeiro cartão-postal com a generosidade de oferecer aos seus visitantes uma maravilhosa vista panorâmica da Baía de Todos os Santos. E por isso, que além dos próprios baianos, não há turista que chegou na cidade e não tenha vontade de vê-lo de perto e registrar tudo em muitas fotos. O equipamento foi criado pelo engenheiro baiano Antônio de Lacerda (1837-1885), idealizador da Companhia de Transportes Urbanos, primeira operadora de trenas de Salvador. Sua construção começou em outubro de 1896, com material trazido da Inglaterra, e foi concluída em 1873. Os festejos de inauguração aconteceram de 8 de dezembro daquele mesmo ano, no mesmo dia das comemorações de Nossa Senhora da Conceição da Praia, por sinal. A idéia era que a construção do elevador interligasse também as duas linhas de bonde Calçada/Praça Cayru e Graça/Praça Municipal.O equipamento foi criado pelo engenheiro baiano Antônio de Lacerda
(1837-1885), idealizador da Companhia de Transportes Urbanos, primeira operadora de trenas de Salvador.
Sua construção começou em outubro de 1896, com material trazido da Inglaterra, e foi concluída em 1873.

Mercado Modelo

Construído em 1861 para abrigar a terceira alfândega de Salvador, em 1969, o prédio original do mercado, que funcionava ao lado da Rua Chile, foi destruído, sendo esta a causa da mudança para a Praça Cayru, em 1971. Depois da reforma, o Mercado Modelo voltou a funcionar ainda mais imponente.Nas instalações que apresentam uma planta quadrada com uma construção circular ao fundo - antes servia para atracamento dos navios de mercadorias -
estão espalhados 262 boxes, em dois andares. Em conjunto com as barraquinhas que fica no pátio externo, formam o maior centro de artesanato de Salvador. Existem ainda dois restaurantes, o Camafeu de Oxóssi e Maria de São Pedro, que curiosamente ocupam o mesmo espaço no andar superior. Já no térreo, estão bares mais simples, com bebidas típicas e tira-gosto. No mercado podem ser encontrados os mais variados tipos de artesanato baiano, desde peças de cerâmica, madeira, renda, palha, até jóias com pedras semi-preciosas, prata, couro. E, claro, figas, patuás, balangandãs típicos da Bahia. O prédio, de propriedade da Prefeitura de Salvador, reproduz formas neo-clássicas consagradas da segunda metade do século XIX e é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É cercado pela praça Cairu, Elevador Lacerda, armazéns das Docas, edifícios comerciais e um pequeno ancoradouro, conhecido como Rampa do Mercado Modelo, onde ainda aportam saveiros. Há poucos anos, no subsolo do Mercado, foram descobertos túneis sustentados arcadas, antes utilizados como refúgio contra os invasores estrangeiros.O local fica abaixo do nível do mar e, por isso,está constantemente alagado.

Praias

A orla marítima de Salvador oferece opções encantadoras e atrações irresistíveis. na cidade baixa as praias são banhadas pela baía de todos os santos proporcionam uma bela vista de suas ilhas, cenários bucólicos e cheios de poesia cercam a Praia da Ribeira e da Boa Viagem. Na cidade alta a Praia do Porto da Barra é a única banhada pelas águas da baía. Dois belos fortes do século XVII ladeiam essa praia de águas claras e profundas. o Oceano Atlântico banha as praias do Farol da Barra até o Flamengo, formando um colar de cenários encantadores onde as areias macias e as águas refrescantes são um ponto em comum. a Praia de Ondina tem uma deliciosa piscina, a do Rio Vermelho é um porto de barcos de pesca, as de Amaralina e Pituba são bastante concorridas para banho de mar, as de Armação,Boca do Rio, Pituaçu e Piatã servem para banho e surfe, e a de Itapuã guarda toda a poesia cantada por Caymmi.

Dicas Locais:

Bahia Histórica
Passeio que destaca o rico acervo cultural e histórico de Salvador, com muitas igrejas, museus, monumentos e o Pelourinho, patrimônio histórico da humanidade, totalmente restaurado.

Litoral Norte
Pela conhecida Estrada do Coco avista-se praias de beleza indescritível, com destaque especial à Praia do Forte, conhecida internacionalmente.

Bahia à Noite
Shows folclóricos que apresentam danças, música e a religiosidade típica da Bahia. Aproveite para degustar a deliciosa culinária baiana.

Passeio às Ilhas
Navegando pela Baía de Todos os Santos, alcança-se a paradisíaca Ilha dos Frades, com parada para banhos de mar e exploração da ilha. em seguida, navega-se até a Ilha de Itaparica, uma das mais bonitas do litoral baiano.

Morro de São Paulo
Esta ilha é a mais nova sensação da Bahia. São praias paradisíacas onde as pessoas convivem em harmonia com a natureza.

Mangue Seco
Através da Linha Verde chega-se a Mangue Seco, onde desfruta-se de inesquecíveis passeios de buggy pelas dunas e impressiona-se com a beleza natural na terra de Tieta do Agreste conhecida no mundo todo.

Restaurantes

     ä    Camafeu de Oxossi - Mercado Modelo – (71) Fone 242-9751

ä    Solar do Unhão - Av. do Contorno – Fone (71) 329-5551

ä   Pizza Don Panzzone - Av. Oceânica, 115 – Fone (71) 267-3796

ä    De Comer - R. Boa Vista, 49 – Fone (71) 322-7068

ä    Soho - Avenida do Contorno, 1010, Bahia Marina, Bairro do Comércio Fone: (71) 322-4554

ä    Dadá Restaurante, Fone: (71) 363-5151, Praia de Patamares. Uma mariscada serve quatro pessoas e custa R$ 64,90.

ä    Restaurante Senac Lg. Do Pelourinho, 13 – Fone (71) 321-5502